SIMENTAL

A raça Simental tem origem na Suíça, na montanhosa região do vale do rio Simen, de onde é derivado o seu nome. O interesse econômico neste gado, logo ultrapassou as fronteiras suíças e mesmo com proibição do governo da Suíça impondo altas taxas para saídas, os países próximos, como a Áustria, Itália, França, bem como a Alemanha naturalizaram animais com genótipos Simental e assim desenvolveram linhagens próprias, usando a flexibilidade genética da raça para atender a seus interesses. Hoje a Simental é uma raça Cosmopolita, presente em todos os continentes, sendo o maior genótipo a nível mundial.

Histórico da Raça Simental

Os primeiros animais da raça Simental chegaram ao Brasil em 1904, importados pela Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo, com o objetivo de intensificar o fomento à Pecuária. A Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental (ABCRS), bem como o “Gado Simental Brasileiro”, são resultantes de um esforço realizado para resgatar os remanescentes das importações e seus cruzamentos selecionados na região Sudeste do Brasil. Diante deste esforço, liderado pelo Sr. Agostinho Caiado Fraga, aglutinando já muitos interessados na raça, fundou-se em 1963 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a ABCRS, a qual vem atuando no sentido de orientar os acasalamentos buscando valores adaptativos, procurando manter bom nível de produção de carne e leite.

A partir de 1970, foi intensificada a importação de animais, sêmen e embriões Simental de diferentes países, facilitando a formação das atuais famílias e linhagens existentes. Em decorrência dessa variabilidade de linhagens, a raça encontra-se hoje difundida em todo o território brasileiro.

Aptidões

O Simental é uma raça de dupla aptidão, tanto na produção de carne como na produção de leite a raça tem se destacado, apresentando precocidade produtiva e reprodutiva, além da precocidade de crescimento. Como comentado anteriormente, nenhuma fêmea consegue evidenciar, eficiência reprodutiva, se a mesma não possuir alta fertilidade. Maiores evidências dessa alta fertilidade são também verificadas, quando consideramos ter sido a primeira raça utilizada para Transferência e Bi-Partição de Embriões; Fecundação in Vitro e ainda, o primeiro clone produzido no Brasil, é oriundo da raça Simental. Tais fatos demonstram a economicidade que a raça proporciona. Possui uma carne macia e marmorizada com gordura entremeada às fibras o que confere alto sabor. Com relação ao leite produzido, ressaltamos o maior teor de sólidos totais, fato comprovado nas exposições nas quais a raça se confrontou com outras, além de apresentar um baixo número de células somáticas, conferindo integridade ao úbere com maior vida produtiva.



…O Simental é uma raça de dupla aptidão, tanto na produção de carne como na produção de leite.